NSA pode acessar dados sensíveis no iOS, BlackBerry e Android

NSA pode acessar dados sensíveis no iOS, BlackBerry e Android 
 
O jornal alemão Der Spiegel acaba de colocar mais lenha na fogueira do escândalo da espionagem americana. De acordo com a publicação, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) pode acessar dados dos usuários de iPhones, Android e BlackBerry – este último, um sistema que acreditava-se anteriormente ser altamente seguro.

Não é novidade que a NSA pode obter acesso a smartphones, mas os documentos secretos que o Spiegel obteve acesso revelam que a agência americana consegue acessar dados sensíveis dos aparelhos, incluindo a lista de contatos, tráfego de SMS, notas e informações sobre o local que o usuário está.

Os documentos também indicam que a NSA criou grupos de trabalho específicos para lidar com cada sistema operacional, com o objetivo de obter acesso secreto aos dados contidos nos smartphones.
 
Acessos específicos
O jornal relata ainda que os especialistas vangloriaram-se em conseguir acessar de forma bem-sucedida os dados de um iPhone. No caso, a NSA foi capaz de se infiltrar no computador em que uma pessoa usava para sincronizar o smartphone da Apple. Em seguida, scripts permitiram acessar pelo menos 38 recursos do iOS.

O mesmo sucesso foi obtido com aparelhos da BlackBerry. Um documento da NSA de 2009 afirma que a agência foi capaz de ver e ler o tráfego de SMS dos aparelhos. Além disso, eles conseguiram acessar o sistema de email, conhecido por ser muito seguro – o que deve representar um enorme revés para a Blackberry, que alegou que seu sistema de email era indecifrável.

De acordo com o material acessado pelo Der Spiegel, a espionagem em smartphones não teria sido um fenômeno de massa, mas sim, feita de forma individualizada, e sem o conhecimento das fabricantes dos dispositivos. 

 

Comentários