Bradley Manning acaba de pegar 35 anos de prisão

Bradley Manning acaba de pegar 35 anos de prisão 

Entre os nomes de pessoas famosas por divulgar segredos do governo dos Estados Unidos está Bradley Manning. O jovem soldado foi detido quando ainda estava atuando no Iraque, em 2010, sendo que a alegação foi a de atividades suspeitas e a possível relação com o WikiLeaks e materiais veiculados pelo site.


Como você já deve saber, Manning teve as suas acusações confirmadas, sendo que o rapaz foi responsável pelo vazamento de diversos documentos considerados sigilosos. Por conta disso, ele acabou sendo condenado a passar 35 anos na prisão, também sendo exonerado do serviço militar e perdendo todos os benefícios que a carreira oferece.

Apesar de tudo isso, depois de cumprir pelo menos um terço da sua pena, Manning pode entrar com o pedido de liberdade condicional. O ex-soldado, que é considerado um herói por uma quantidade bem significativa de pessoas (e inclua muitos norte-americanos nesta lista), ouviu palavras de apoio assim que a decisão da juíza Denise Lind foi dada.

Melhor do que poderia ser
O exército norte-americano, que estava processando Manning, alegou que o rapaz foi responsável pelo crime de “ajudar o inimigo”, transgressão que é punível com a prisão perpétua. No entanto, esta acusação não foi confirmada, de modo que o jovem foi acusado “apenas” pelo ato de espionagem e pelo roubo de documentos confidenciais do governo.

Por conta de todo o seu trabalho dentro das forças armadas dos Estados Unidos, a juíza deu a Manning 1.294 dias de “crédito”, por assim dizer, culminando na pena de 35 anos. Além disso, fontes internacionais alegam que o jovem sofreu abusos, como a detenção sem a confirmação dos crimes e violência enquanto estava preso.

Dessa maneira, só nos resta esperar que o sacrifício de Manning resulte em boas coisas — e que a sua vida seja a melhor possível.

Comentários