O domínio ".com" quase foi chamado de ".cor"


Há quase três décadas, uma dúzia de sujeitos se reunia em uma sala. O tema discutido não tinha, na época, uma importância tão grande e diversas sugestões foram, sem muito compromisso, colocadas sobre a mesa. A pauta? Como, afinal, os domínios registrados na web deveriam ser registrados? Sabemos que a internet quase foi chamada de catenet. Pois agora outra curiosidade acabou vindo à tona: o tradicional “.com” quase se transformou em “.cor” (de corporação).

Em uma reportagem especial sobre as origens da internet para o The Atlantic, a jornalista Monica Hesse reproduz a fala de Craig Partridge, um dos cientistas envolvidos na negociação sobre a forma final que deveria ser adotada pelos domínios na web. “As reuniões não eram formais. Elas aconteciam nos corredores, casualmente”, relembrou Partridge.


A internet seria objeto de quem?

As principais instituições envolvidas em pesquisas nos primórdios da internet eram, por óbvio, as universidades. Dessa forma, cogitou-se colocar ao final de cada endereço a sigla que denomina um ou outro centro de estudos. “.mit” para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, por exemplo. Mas e como a gigantesca rede de computadores poderia atrair investidores e, até mesmo, ser usada por eles se esses tipos de domínios fossem implantados?



Comentários