Anonymous invade site em protesto



O grupo de hackers Anonymous invadiu hoje o site do distrito de Mole Valley, que fica a 43 km de Londres, e substituiu o conteúdo por uma mensagem de protesto em referência ao brasileiro David Miranda.

Miranda é namorado de Glenn Greenwald, jornalista responsável pela divulgação do esquema de espionagem Prism dos EUA, e ficou detido e foi interrogado durante nove horas no aeroporto de Heathrow quando tentava embarcar de volta para o Brasil. Um HD externo e dois pen drives de Miranda foram apreendidos.

A mensagem do grupo de hackers, conhecido por derrubar sites ao protestar contra o que considera atentados à liberdade feitos por governos e corporações, era intitulada “O paradigma de Miranda”.

“David Miranda, cujo único crime era ser o marido de Glenn Greenwald que, por sua vez, cometeu o crime de fazer seu trabalho como um jornalista, foi interrogado sem a presença de um advogado, sem o direito de uma ligação e, inclusive, sem o direito de permanecer em silêncio”, escreveram os invasores.

Miranda disse no Brasil que, durante seu interrogatório -cuja base legal é uma lei que permite à polícia enquadrar qualquer pessoa suspeita de se envolver em terrorismo- as perguntas se limitaram ao trabalho de Greenwald, e houve intimidação por parte da polícia.

Também hoje, o governo britânico disse que Miranda carregava “informações roubadas”. A mensagem já foi retirada. O site do distrito está fora do ar.

Comentários